terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

e se?


E SE O HITLER ESTIVER NO PARAÍSO?
Durante toda a vida fui criado num sistema de branco e preto, bom ou mau, índios e cowboys, positiva ou negativa... vejamos na escola primaria: passou ou chumbou? No ciclo: positiva ou negativa? Depois até parece que tudo melhora... passamos para um sistema de 0 a 20.
Pior que o bom e mau é catalogar seres humanos por números. Tu és um 19, no entanto tu és apenas em 18,5 porque esqueceste-te de colocar uma virgula...
Sempre senti uma necessidade diria intrínseca de ter boas notas, de estar classificado no topo. Alguns dirão "eh que má pessoa a querer ser melhor que os outros", é verdade. Outros dizem "eu não quero ser melhor que os outros, quero ser simplesmente bom", é verdade, também.
Nos Exercícios Espirituais, apercebi-me deste meu mecanismo de me avaliar. E perceber que Deus não faz classificação de pessoas, que não Lhe interessam as notas, que ama incondicionalmente, arrebatou-me pelo chão. Destruiu muito do que eu era. Abalou-me por completo. Perceber que o Amor não é quantificável, que não posso ser um dos mais amados, é duro.
Mas, por outro lado, é maravilhoso acreditar que todos somos igualmente amados.

Sem comentários: