sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Liberdade



Ultimamente tenho pensado naquele chavão que me incomoda tanto: "a minha liberdade acaba quando começa a do outro". Acho que quem disse isto, estava certamente a falar que não devemos fazer mal ou retirar liberdade a ninguém. Contudo, o conceito é a meu ver muito redutor. Imagine-se o que era viver apenas na minha liberdade, na minha bolha, isso não seria uma prisão egocêntrica?

Acredito mais que que a minha liberdade permanece e se continua pela do outro. Não existo neste mundo para viver a minha liberdade. Não consigo pensar que é só isto.

Existo neste mundo ligado e conectado aos que me rodeiam, neles sou convidado a caminhar, a andar... Prefiro viver consciente que a minha liberdade não é minha, e que depende de mim doar a minha aos que dela necessitam.

[Já que estamos em período eleitoral uma piadinha: se fosse o BE diria: "Nacionalize-se" a liberdade. Mas como sou de direita afirmo: Eu dou a minha]

Sem comentários: