sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

simplesmente...


Hoje simplesmente me apetece escrever...

Ando algum tempo a pensar que tenho uma certa dificuldade em fazer algo "simplesmente".

Tudo para mim tem de ter um duplo sentido, outro significado, "ninguém faz nada desinteressado", a realidade merece ter outra cor...

Porque tem de ser assim?

Não pode a realidade ser simplesmente feia? Simplesmente bonita? Simplesmente azul? Simplesmente ser?

Neste ano que passa e para este Natal peço a Jesus que me dê a graça de simplesmente estar na realidade que tenho, em que me encontro... saber apreciar a cor que a realidade de facto tem, e não estar sempre a tentar pintar com outra.

sábado, 29 de novembro de 2008

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

História

Era uma vez num acampamento, numa tarde de sol, perto da Covilhã mais precisamente em Caria. Quando me dizem:"era preciso mandares vir a encomenda que está na loja para nós".

Lá agarro eu no telefone e digo: "já que estão pela aldeia, façam-me um favor passem na loja e tragam a encomenda que lá está para nós”, prontamente me respondem “claro, daqui a pouco passamos lá, já estamos a caminho do campo”.

Isto passou-se, lá fui eu ter com a malta que estava na roda e tocávamos umas músicas. Até que chega o jipe! E lá penso eu para mim: “daqui a nada apito para começarmos a actividade da tarde”.

Tudo isto muito normal… mas por um momento olho para os animadores e vejo-os: uns agarrados a barriga, outros a chorarem, outros aos berros de tanto rir e dois deles (curiosamente os que vinham no jipe) sem fazerem nada… apenas com um saco na mão.

 

Curioso lá vou eu: “então que se passa?”.

-“ah foram eles que trouxeram caldo verde”, diziam eles.

-“pois fui eu que disse para trazerem a encomenda”, disse eu.

-“mas eu nunca encomendei caldo verde”, dizia a mama.

-um deles diz: “ah eu cheguei a loja e disse para me darem a encomenda que estava lá para um grupo grande de pessoas. A senhora começou a ralhar comigo que já devia ter ido lá há 3 dias atrás e que a encomenda já estava quase estragada, e deu-me o caldo verde.”

Ao que me começam a escorrer lágrimas pela cara de tanto rir. Pois tínhamos chegado 2 dias antes e a nossa encomenda era na loja ao lado.

Resumindo alguém ficou sem o caldo verde!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

a eficacia das coisas...


às vezes escrevo cenas que depois ando imenso tempo a pensar que raio queria eu dizer com aquilo... o caracol e couve (como diz um amigo meu) do post da avaliação não me sai da cabeça... acho que o escrevi a pensar que devia pensar assim e que na realidade não faço nada daquilo...

como eu as vezes queria nao medir as coisas pelo criterio da eficacia... mas a cena é esta: irrita-me quando as coisas não são eficazes... simplesmente me irrita...

se a eficacia não e critério... podemos então relaxar e não fazer as coisas? claro que não, dirão voçes (se é que há algum voçes)... [veem já estou a pensar se o meu blog e eficaz, criterio: sera que alguem o le?]

então mas se a eficacia nao é criterio?!

exemplo pratico: ah e tal pardais no cesto, couves da horta... la lala.... não deixes que as notas mostrem o quanto tu vales, o que conta e o que estudaste!!! quem já nao ouviu isto? epá.... tudo bem, mas de facto não queremos todos ter boas notas? um 18 nao sabe bem?

é dificil quando nos pedem para não pensarmos desta forma... vou tentar... depois digo se dá resultado... vou tentar não avaliar as coisas pela eficacia... tentar... :)

[mas ja agora alguem lê isto?]

recomeço do estudo...


Hoje é oficialmente inaugurado a época de estudo para esta valência! distúrbios, cafés, jantares, jogos, conversas, aceitam-se... no fundo tudo é bom para escapar aos livros por uns momentos... :)

domingo, 5 de outubro de 2008

Avaliação


É-me difícil avaliar as coisas, como disse anteriormente como pessoa que sou, e amado sinto que sou impelido a avaliar de outra maneira.
Avaliamos projectos de campos deste ano... qual o critério? saldo? horários? relações? ralações? piadas? aplausos? musicas? missas? bds? por onde realmente se avalia um campo?

creio que não podemos avaliar assim... quer dizer podemos... podemos falar acerca de como um pote de 20 L leva menos agua que um de 30L, mas acho que não passa por ai, embora seja importante...

Sinto que Jesus pede para avaliarmos atraves de como nos sentimos em paz com o que fizemos... se nos trouxe paz de espírito então é porque o caminho foi o correcto... e senti muita paz naquela reunião...

de facto desmonta não ter nada de fisico, de objectivo, de concreto, de real que possamos dizer por 43 pontos o nosso campo correu bem ou falhamos por 5 pontos. Apenas podemos dizer:

"sentimo-nos semeadores que sairam a semear, sentimos que mandamos as sementes para todas as direcçoes ate mesmo para os terrenos que a nosso ver não dão nada... mas sentimos que fizemos o que Jesus nos pediu... manda-mos as sementes... o resto... bem o resto, é a vida... será que terrenos maus dão fruto? bem... eu acho que até dou alguns..."

acreditar...

Sou cristão... e assim vejo-me impelido a olhar a realidade com outros olhos, limpos, serenos, pacíficos, a olhar apenas o bem... a ver o essencial... as vezes é difícil... mas a opção é minha...

Olhar com o olhar de uma criança... acreditar no bem do mundo, acreditar na pureza do acto, acreditar/querer que o outro me quer bem... acreditar que quero o bem do outro...

Sou cristão por isso tenho de limpar os olhos, e ver o bem que há em todas as pessoas!

Custa-me pensar que todas as pessoas tenham algo de bom, há delas que não encontro nada!!!!! mas se ainda não encontrei nada de bom nelas, é porque não me esforcei o suficiente para ver.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Inicio das aulas...

E assim começa mais uma aventura.
Agora no 6ºano...
Cirurgia para começar...
Sem vontade nenhuma...
E duro quando não apetece...

andava a procura de uma imagem para descrever o que sinto enquanto escrevo sobre este inicio de aulas... ai vai ela:
de facto só não tive o acidente de avião...

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Quarteira 2008


foi essencial Tu estares por lá...

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Tufarfaraway 08


Muita paz... Muita Alegria... Muito de Deus... Muito Centrado... no fundo... muito de Oração...

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Agente na praia...



E eu sou assim... simplesmente estúpido... :P

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Músicas...

partilhar uma música que anda comigo como toque de telemovel, como despertador, na lista do media player...
se agora me pudesse definir numa música deveria ir muito por aqui... até pelo videoclip... aqui fica:
Jason Mraz
Música: I'm yours

"It's your God-forsaken right to be loved love love love

I won't hesitate no more, no more
It cannot wait, I'm sure
There's no need to complicate
Our time is short
This is our fate, I'm yours

No please, don't complicate
Our time is short
This is our fate, I'm yours

No please, don't hesitate
no more, no more
It cannot wait
The sky is your's!"

férias...


Um dia, amigos, diversão, gargalhadas... ondas a 80km do mar...
cansadíssimo... a cada sirene ir a correr para apanhar mais umas ondas e beber mais uns pirolitos...
nem a estupidez de uma dor de cabeça conseguiu estragar o clima...

terça-feira, 29 de julho de 2008

Músicas...

não sou muito de ouvir cd's completos... mas este... este acho que em todo o seu conjunto está maravilhoso...
Tiago Bettencourt & Mantha
Álbum: "O jardim"
Música: "O jogo"

férias...


simplesmente na boa...

Um dia na churrasqueira...


Eis se não quando um grupo de jovensinhos se reune em alegria para relembrar um campo de ferias que fizeram, e se lembram: ah e tal, caracol e couve é necessario almoço!


PAROU tudo...
solução: frangos de churrasco para as maltas e a cenaita está resolvida...


aí vamos nós... chegados a churrasqueira: olhe eram 12 frangos! ao que nos diz o empregado: Ai, vai ter de esperar! se lhe vender a si tantos, depois os outros vão ter de esperar que os asse!
(será que não vai ter de os assar na mesma?)


É caso para dizer onde raio para o bom senso. É absolutamente engraçado as maneiras de reagirmos as situções inesperadas que não estamos a habituados a lidar...

O início...




Hoje deu-me na cabeça de criar um novo blog... este sem grandes reflexões, sendo mais um espaço onde venho colocar situações, musicas, cenas que me acontecem no dia a dia e que merecem ser contadas...
A todos os que lerem este blog fiquem sabendo que tenho uma maneira peculiar de contar a realidade... não que vá inventar a situação, mas digamos que gosto de contar as coisas com uma pitada de cor...
Em alguns círculos já ganhou apelido de "factor ivo" prefiro dizer que gosto de pintar a realidade... dar uns tons mais coloridos…